Marketing Visual: 1º de 5 Estudos de Caso Sobre o Poder das Imagens

case study

Marketing de conteúdo se resume em criar conteúdo útil do qual as pessoas poderão tirar proveito e falar a respeito. O conteúdo escrito tem seu lugar, e na maioria das vezes, é por onde você deve começar.

A verdade é que o conteúdo escrito fortalece as buscas. Por exemplo, se você executar qualquer busca neste exato momento, é mais provável que você encontre posts de blogs, artigos e conteúdo escrito no top 10 dos resultado do Google

Entretanto, quando se trata de engajar um público-alvo e convertê-lo em clientes, você precisa usar o marketing visual

Existem estatísticas curiosas sobre marketing visual que nos geram confiança para incorporá-lo em nossas estratégias de marketing.

De acordo com um Estudo da Pew Research, 54% de todos os usuários da Internet já publicaram uma foto ou vídeo original que eles mesmos criaram. Além disso, quase metade de todos os usuários da internet repostaram ou compartilharam uma foto ou vídeo que eles encontraram na rede.

As marcas podem utilizar o marketing visual para gerar leads e aumentar vendas de maneira bastante eficiente.

Em um estudo recente do Prepare1, 52% dos profissionais do marketing afirmaram que os vídeos são importantes para gerar vendas para seus negócios e 36% deles disseram que isso era crucial.

image01

Infelizmente, nem todo mundo consegue criar vídeos eficientes. É complicado produzir vídeos sedutores com grandes valores de produção, a menos que você tenha um orçamento bastante farto.

Produzir um conteúdo de vídeo enriquecedor, como o nosso favorito, Rand Fishkin’s Whiteboard Fridays, requer muito planejamento, edição e elaboração de roteiro.

Porém, a produção de vídeos é apenas um dos aspectos do marketing visual. Enquanto você aprende a criar vídeos eficientes de marketing, você pode começar com infográficos, memes baseados em imagens e outros tipos de conteúdo visual. 

Faça o download desta planilha exclusiva com 5 estudos de caso sobre o marketing visual que irão te ensinar o poder das imagens.

Além do mais, se você está se perguntando o porquê de investir tempo e dinheiro em marketing visual, estes 5 estudos de caso bem sucedidos irão te ajudar a entender e até mesmo te inspirar. Vamos começar com o primeiro caso:

1. Banner Mostrando as Melhores Ofertas Aumenta o Engajamento com eCommerce em 105%

Os anúncios através de banners estão presentes desde os primeiros dias da internet. Verdade seja dita, eles não têm sido um método eficaz para geração de leads e vendas para negócios. De acordo com o eMarketer, “banners padrões têm uma taxa de clique de 0,12%.” 

image08

De fato, foi provado cientificamente que na maioria dos casos, as únicas vezes que um usuário clica em um banner são por engano.

Porém, como eu sempre digo aos meus leitores e clientes, “não existe uma maneira específica, certa ou errada, de promover seu negócio”

A lacuna entre o que as pessoas dizem que não funciona e o que realmente funciona é preenchida com a realização de testes. Não precisa ser um experimento muito elaborado. O simples ato de executar um anúncio em uma plataforma ignorada por outros profissionais do marketing, por exemplo, pode te revelar muitas coisas. 

Isso é exatamente o que a Bakker-Hillegom, uma empresa holandesa que vende plantas, flores e acessórios de jardim pela internet, fez em sua campanha de marketing. 

image10

A equipe por trás da companhia tinha um acervo rico em conteúdo que ajudava as pessoas a cuidarem melhor dos seus jardins. A companhia também tinha um aplicativo na rede, mas isso não era suficiente para atingir seu público-alvo.

Como a página de recursos que eles ofereciam era única e bastante útil, os novos visitantes começaram a frequentá-la para lerem o conteúdo. Veja abaixo uma de suas páginas de recursos:

image04

As pessoas ficavam empolgadas com o conteúdo e gastavam um tempo considerável no site, mas não tomavam nenhuma outra atitude de maior envolvimento, como por exemplo se inscrever na lista de e-mails, comprar um produto ou deixar um comentário.

Contudo, a equipe da Bakkar sabia o que fazer. Eles elaboraram anúncios de banner e prepararam um rápido teste A/B, utilizando o Visual Website Optimizer.

O primeiro banner diz, “Top Deals”. Quando os usuários clicam nele, são direcionados à página da Bakkar com as melhores ofertas, onde eles podem comprar produtos úteis com um desconto generoso. O segundo banner foi para conseguir inscrições na newsletter.

Eles executaram o teste por 12 dias, em 8.000 visitantes. O objetivo final era enviar mais pessoas para a seção “Top Deals” do site, aumentar o tempo delas em site e o engajamento como um todo.

Veja como ficou a variação da página com os banners no topo:

image03

Curiosamente, a página informativa com os dois banners gerou 104.99% a mais de visitas para a página “Top Deals” e um significado estatístico de 99.99%

Dica rápida: Se você precisa usar anúncios exibidos por banners, faça com que sejam relevantes para a oferta e para a página. Elabore o design gráfico dos banners para complementar a página – não os torne muito chamativos, brilhantes ou incômodos.

Lembre-se que as pessoas não gostam de clicar em banners reluzentes, mas não resistem à banners úteis, relevantes e atraentes.

Fonte: Neil Patel

O Wall Street Journal o chama de influenciador top na web. A Forbes diz que ele está entre os 10 melhores profissionais de marketing no mundo. A Entrepreneur Magazine diz que ele criou uma das 100 empresas mais brilhantes. Ele foi reconhecido como um dos 100 melhores empresários com menos de 30 anos pelo Presidente Obama e um dos 100 melhores abaixo dos 35 anos pelas Nações Unidas.

https://neilpatel.com/br/blog/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares
%d blogueiros gostam disto: