Guia Completo das Campanhas Automatizadas do Facebook

Quando se trata de publicidade online, o Facebook é um dos melhores lugares para fazê-la.

Do ponto de vista do público, isso faz todo o sentido. Existem mais de dois bilhões de usuários ativos no site por mês.

Ele é o maior site de redes sociais já criado e continua crescendo a cada dia.

Mas com todos os recursos diversos e a grande base de usuários, pode levar horas para monitorar e otimizar.

E eu acredito que você não tenha tempo livre na sua rotina para dedicar à publicidade no Facebook.

Você tem outras coisas para fazer.

Mas isso não significa que você pode negligenciar as suas campanhas de anúncios do Facebook. Elas precisam ser otimizadas se você quiser ter um retorno positivo do seu investimento.

Pode ser um grande gerador de dinheiro para o seu negócio.

Então, como você economiza tempo e ainda assim otimiza as suas campanhas?

Você as automatiza.

Felizmente, a plataforma de publicidade do Facebook permite que nós otimizemos e automatizemos centenas de processos diferentes.

Isso significa que podemos gastar menos tempo na plataforma e mais tempo fazendo outras tarefas.

E o melhor é que é muito fácil de fazer.

Aqui temos o guia definitivo das campanhas automatizadas no Facebook.

Configure o público personalizado para os estágios do funil

O primeiro passo na configuração de qualquer campanha automatizada de anúncios no Facebook é cuidar do público.

A plataforma do Facebook é top de linha quando se trata da criação de público-alvo.

Você pode criar por qualquer coisa, a ocupação, a renda, os hobbies e os interesses.

Mas o objetivo dessa seção é simples, então, não precisa se perder tentando segmentar a toca do coelho. Basta criar o público se baseando nos três estágios desse formulário simplificado da jornada do comprador:

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Criar esses três públicos de acordo com a jornada do comprador nos ajudará a simplificar e automatizar o processo.

A jornada do comprador é um esboço simplificado do processo de tomada de decisão que um usuário comum passa até realizar a compra.

Conscientização: Eles têm consciência do problema deles, mas eles não sabem como resolvê-lo.

Consideração: O comprador está agora procurando por diferentes métodos (produtos ou serviços) para resolver o problema.

Decisão: O comprador agora já descobriu qual é a melhor opção para resolver o problema dele.

Bem simples, não é? Vejamos outro exemplo da SaaS sobre a decisão do produto:

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O objetivo final da jornada do comprador é ajudar os profissionais de marketing como nós a entender que as pessoas não irão converter na primeira visita.

Eles vão praticamente ignorar o primeiro anúncio que eles verem.

Você não pode simplesmente bombardear um visitante desavisado qualquer com um anúncio puramente baseado em compras.

Não vai funcionar. Eles ainda não estão prontos.

Então, ao invés de criar públicos o tempo todo, nós podemos criar três públicos e preenchê-los com usuários baseados no engajamento, tráfego e muito mais.

Uma vez que tivermos definido os públicos, nós não teremos que fazer isso de novo por um bom tempo.

Vejamos como criar públicos para cada estágio do funil.

Conscientização 

Como eu falei antes, o primeiro estágio da jornada do comprador é o da conscientização.

Nesse estágio, os usuários estão cientes do problema deles, mas ainda não começaram a procurar por soluções ainda.

O objetivo nesse estágio é alcançar um público maior para atrair a atenção deles e com sorte colocá-los dentro do funil para que passem por todos os estágios.

Para começar, abra o Gerenciador de Negócios do Facebook e vá para o seu painel de controle. Clique em “Audiências” na aba “Ativos”

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Em seguida, nós vamos clicar em “Criar Público.”

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Nós temos três opções.

A opção que você selecionar vai depender de duas coisas:

  1. Se você já possui algum Público Personalizado do Facebook
  2. O crescimento e desenvolvimento do seu negócio.

Por exemplo, se você já possui um Público Personalizado funcionando ou um negócio com um número alto de clientes, você pode criar “Público Semelhante”.

O “Público Semelhante” vai combinar o seu arquivo de cliente já existente ou “Público Personalizado” com um grupo parecido de pessoas com os mesmos interesses e na mesma região demográfica.

Se você possui a habilidade para usar essa opção, selecione-a.

Se não, você pode criar um “Público Salvo”.

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Um “Público Salvo” geralmente é mais amplo e menos focado em segmentação.

Ele busca conseguir a atenção lançando uma rede maior.

E então, você pega esses usuários engajados e os empurra funil a baixo.

A tela do “Público Salvo” é assim:

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Em seguida, você precisa preencher as informações.

Comece nomeando este como seu público “Conscientização”.

Agora, preencha as informações demográficas básicas do seu cliente ideal.

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Acrescente as informações de local, idade, gênero e idioma.

Essa é a segmentação mais ampla.

Uma vez que tenha preenchido os dados demográficos, você pode começar a ajustar o seu público “Conscientização” com interesses e exclusões.

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A ideia aqui é selecionar os interesses que combinam com o seu produto ou serviço.

Por exemplo, se você vende serviços de otimização para motores de busca, você deve colocar SEO como um interesse.

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Talvez você também venda uma ferramenta de buscas de palavras-chave. Você pode adicionar isso também.

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Agora é hora das exclusões. É aqui que você exclui veementemente as pessoas que você sabe que não vão comprar ao ver os seus anúncios.

Por exemplo, digamos que você nunca vendeu serviços SEO para alguma empresa. Eles simplesmente não querem o seu produto.

E não há nada de errado com isso. Mas é melhor certificar-se de excluir eles para que você não perca o seu dinheiro com vendas que simplesmente não serão concluídas.

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Uma vez que tenha inserido alguns interesses e feito algumas exclusões, você deveria manter a sua audiência entre 500.000-700.000.

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Essa é uma margem ideal para concentrar os seus esforços no lançamento de uma rede maior sem tentar alcançar muita gente e aumentar o risco de gastar muito com publicidade.

Agora que você atingiu o estágio da consciência, é hora de criar um público para aqueles no estágio da consideração.

Consideração 

O estágio da consideração é como o nome diz: o comprador esta considerando as suas opções para consertar ou resolver o seu problema.

Eles estão navegando pelos diferentes fornecedores para ver quem vai ajudá-los.

Como já criamos um público no estágio da conscientização e atraímos centenas de visitas de qualidade para a nossa página ou site, nós agora podemos criar um novo “Público Personalizado”.

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Nós temos muitas opções de escolha para criar um “Público Personalizado”.

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Minhas recomendações pessoais para isso seriam o engajamento ou o tráfego do site.

O seus anúncios do estágio da conscientização têm como objetivo atrair novos visitantes. Esses são só visitantes que não conhecem a sua marca, produto ou serviço.

No “Consideração” nós vamos focar em enviar mais anúncios para as pessoas conforme elas avançam no funil.

Por exemplo, se eles se engajarem no seu site ou página do Facebook, significa que eles estão interessados no que você tem a oferecer.

Eles começaram a considerar o seu produto ou serviço e um simples anúncio direcionado para eles pode empurrá-los para a conversão.

Vamos escolher o engajamento para este exemplo.

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Isso vai certificar que o público é especificamente composto de usuários que estão considerando seus produtos e serviços e que estejam mostrando interesse na sua página.

Nós temos centenas de opções para escolher.

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Só irá depender da configuração dos seus anúncios já existentes.

Por exemplo, você criou um evento? Você tem um perfil comercial no Instagram? Você utiliza formulários de leads ou vídeo?

Se você direcionou o seu “Público Conscientização” para a sua página do Facebook, você pode selecionar quase todos esses.

Para simplificar, nós podemos escolher a opção da página do Facebook

Podemos selecionar dentre diversas opções e interações.

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Para esse exemplo, selecione as pessoas que engajaram com qualquer postagem ou anúncio, ou escolha a opção baseada no CTA.

Certifique-se de selecionar as seguintes opções também:

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Nomeie o seu público como “Consideração” e certifique-se de selecionar 365 dias para continuar afunilando os usuários sem ter que criar novos públicos.

Uma vez que tenha terminado de configurar isso, você pode passar para o último público.

Decisão

Agora que você já criou os dois públicos para gerar conscientização e consideração, é hora de fechar o negócio.

Conclua a venda com os usuários que já desceram todo o caminho pelo funil.

Nesse ponto, você estará lidando com as pessoas que já estão preparadas e prontas para realizar a compra.

Na conscientização, eles viram a sua marca. Na consideração, eles se engajaram com a sua página. E agora, que estão prestes a fazer a tomar a decisão de compra, eles irão provavelmente inspecionar a página do seu produto.

Vejamos como atingir o público nesse terceiro estágio.

Crie o seu terceiro público, o “Público Personalizado”

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Desta vez, escolha a opção “Tráfego do Site”.

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Em seguida, como definição de valor, vamos escolher as visitas de páginas específicas.

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Veja como esse público personalizado deve ficar:

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Você deve focar na página que mostra as características e recursos do seu produto aos usuários que estão próximos de tomar a decisão final.

Utilizando a página das características e recursos do seu produto como a sua URL específica, isso mostra que essas pessoas está bastante interessadas no seu produto e que podem vir a comprar.

Agora que você já personalizou os seus públicos da sua campanha automatizada do Facebook, você pode começar a criar os seus anúncios para cada estágio.

Isso vai permitir que você mova os seus públicos automaticamente através do funil conforme eles se movem para cada passo do engajamento e das visitas do site.

Fonte: Neil Patel

O Wall Street Journal o chama de influenciador top na web. A Forbes diz que ele está entre os 10 melhores profissionais de marketing no mundo. A Entrepreneur Magazine diz que ele criou uma das 100 empresas mais brilhantes. Ele foi reconhecido como um dos 100 melhores empresários com menos de 30 anos pelo Presidente Obama e um dos 100 melhores abaixo dos 35 anos pelas Nações Unidas.

https://neilpatel.com/br/blog/


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